Hip Hop Rádio

Uma Mensagem Que Não Deve Ser Ignorada

Há dias atrás recebemos um e-mail que nos despertou à atenção.

Quem nos falava era Xpressivo Lírico, autor, compositor literário, intérprete, produtor musical, locutor de rádio e organizador de eventos. XL está no activo desde o ano 2000 sendo um autêntico impulsionador da Cultura Hip-Hop na  zona centro de Portugal.

A mensagem que ele tinha para nós não era acerca de um assunto agradável ou positivo… mas era algo positivo para um assunto que, lá está, era negativo. Estamos a falar de uma verdadeira chamada de atenção para os últimos incêndios que assolaram o nosso país, Pedrógão Grande e Pinhal De Leiria.

Xpressivo Lírico:

Olá Hip Hop Rádio Peço alguns minutos da sua atenção para a leitura e visualização desta mensagem que não deve ser ignorada.

Sobre o Incêndio no Pinhal de Leiria

No dia 15 de Outubro assisti ao clarão de fogo no horizonte, percebi que o Pinhal de Leiria ardia, com muita tristeza e muita mágoa, pois sabia que o dano causado não iria ser facilmente, nem rapidamente reparado. No dia seguinte, 16 de Outubro, a minha filha ligou-me assustada, para eu a ir buscar à escola, pois a cidade estava coberta com um fumo denso e as escolas em Leiria estavam a ser evacuadas. Nesse mesmo dia escrevi esta homenagem, captei a voz, misturei e masterizei nos estúdios da Alternativa Music em Leiria. Disponibilizei o tema com lyric video nas primeiras horas da madrugada do dia 17 de Outubro no canal oficial da Alternativa Music no youtube.

“Lyric Video”

Nesse mesmo dia de manhã, iniciei a rodagem do videoclip no Pinhal de Leiria. Fazem parte da ficha técnica do videoclip Karla Krieger, Paulo Santos, André Vazão, Miguel Domingues, Augusto Sousa, Oleh Odynets, Hugo Casaleiro e João Diogo. O videoclip foi disponibilizado on-line no dia 22 de Outubro e pode ser visualizado no meu site oficial www.xlzonacentro.com .

“Pinhal Real”

 

Sobre o Incêndio em Pedrógão Grande

No dia 17 de Junho senti a calamidade às portas do Distrito de Leiria, em Pedrógão Grande. Escrevi um tema interventivo onde fiz um levantamento das localidades afectadas, operacionais no terreno e vítimas. Em “Portugal De Luto” menciono também os problemas que originaram o cataclismo e aponto possíveis soluções. Desloquei-me quatro vezes a Pedrógão Grande para rodar o videoclip que também está disponivel on-line no meu site oficial e nas redes sociais do Xpressivo Lírico, acompanhado do Making Of do tema.

“Portugal De Luto”

Making Of

Sempre fui sensibilizado para a temática dos incêndios. Lembro-me que em 2005 fui convidado para participar no tema “Portugal Em Chamas” ao lado de Sam The Kid, Chullage e outros expoentes máximos do Hip-Hop Nacional. Convite que recusei na altura por motivos de agenda, mas que materializei em forma de poesia em 2017. Sinto que os governos não aprenderam nada sobre o combate aos fogos em 2005, nem em 2017 com Pedrógão Grande, onde podiam ter adaptado a frota da força aérea para o combate aos incêndios, aumentado o número de guardas florestais, mobilizado os militares, combatido o desemprego através da mobilização de recursos humanos para a limpeza das matas, reflorestado com castanheiros e carvalhos que são árvores que não ardem tão facilmente como o eucalipto, inclusivamente houve quintas em Pedrógão Grande que se salvaram exatamente por estarem circundadas por carvalhos e castanheiros. Por tudo isto que não se fez, perdemos grande parte do Pinhal De Leiria, o que lamento profundamente, e infelizmente não sei se terei tempo de vida para o voltar a ver como um dia o vi, quando ainda era criança.

Depois do que nos disse XL, não há muito para dizer. Simplesmente pedimos a todos que partilhem estas palavras e também a sua música.

O Hip-Hop foi, é, e sempre será mais do que apenas mais um estilo musical, é o estilo musical que nos permite falar de qualquer tema de forma aberta e nós na Hip Hop Rádio acreditamos que com ele podemos mudar o que não está bem, seja qual for o tema em questão.

Artigo por: Daniel Pereira

Leave a Comment