“Fica Longe” é o mais recente single do Truekey, artista que já conta com um álbum e um projeto a solo, bem como uns quantos singles já divulgados. Colaborando com nomes como NastyFactor ou Fumaxa, o rapper de Odivelas tem vindo a lançar temas que espelham as suas vivências, reportando emoções, sentimentos e acima de tudo conclusões e fechos de ciclo.
Quando surgiu a paixão pelo hip-hop?
Há muitos anos atrás quando a minha irmã, com mais 9 anos que eu, punha Eminem em casa. Eu devia ter aproximadamente 7 ou 8 anos.
O que te levou a aventurares-te na música?
Não olho para isto como uma aventura, no sentido da palavra. É mais um “Go with a flow”, uma paixão que deu frutos.
Como tem sido o feedback do pessoal à tua música?
Recebo algumas mensagens carinhosas das pessoas que vão acompanhando o meu trabalho com mais atenção. Fico feliz por saber que a música que eu e a minha equipa criamos tem um alcance emocional, e permite conectar-nos com os outros.
Quais as tuas maiores influências dentro da cultura?
Sam the Kid e Valete foram as minhas maiores e mais importantes influências no hip hop português. Com o passar dos anos fui tendo uma visão mais ampla a nível musical, e comecei a ouvir diferentes tipos de música, de diferentes países e diferentes línguas.
Onde gostavas de chegar com a música? Tens algum objetivo já estabelecido?
Só quero fazer música com qualidade e com respeito pelos meus valores. Onde eu vou chegar não sei, sei apenas que vou trabalhar bastante, tal como tenho feito até agora.
Consegues revelar algum projeto que esteja para sair, se é que estás a pensar nisso?
“Rumo Novo” o meu próximo EP que vai estar disponível nos próximos meses, e posso adiantar que um dos singles vai sair já nas próximas semanas. O produtor do EP é do Algarve DVS Keys, que também é rapper, mas participa no projeto como produtor apenas. O produtor Monksmith também deu o seu contributo em todas as faixas a nível de produção, e o rapper/produtor Nastyfactor deu o seu contributo numa vertente mais técnica da sonoridade.