Hip Hop Rádio

THROWBACK GANDIA #2 – QUARTA-FEIRA COM FUSE, PROFJAM E DJ OVERULE

Artigo e fotos por Daniel Pereira 


3º dia em Gandia, 2º dia de Hip-Hop.

Para os fãs de concertos de rap, a festa começou por volta das 18h30 com a atuação de Fuse. Um concerto à tarde, na praia, num dia solarengo, não é propriamente o palco perfeito para Inspetor Mórbido, no entanto, Fuse fez o que lhe competia. Com uma audiência bastante despida (há que ter em conta que o concerto foi dado num bar de praia e o público é muito jovem), o icónico MC Dealemático rodou entre temas clássicos tanto seus como de Dealema e entre temas do seu mais recente trabalho “Caixa de Pandora” ou do último álbum de DLM “Alvorada Da Alma”. “Eterno No Teu Ouvido”, “Bom Dia”, “Paixão Que Fulmina”, “Verdade Ou Consequência” e “Nada Dura Para Sempre” foram alguns dos temas que Fuse tocou num showcase que durou cerca de 40 minutos. Duas notas: A determinada altura do concerto podemos ouvir Fuse dizer entre sorrisos: “é a primeira vez que vejo alguém a a dançar twerk ao som de Dealema”, sim isto aconteceu ; mais para o final da atuação, Fuse rima por cima do beat de “Sua Cara”, faixa de Major Lazer e que conta com a participação de Anitta e Pablo Vittar, demonstrando que um bom MC é também um MC pragmático e sabe adaptar-se a todas as situações. Apenas pedíamos outro horário para um concerto que tinha muito mais para dar.

À noite, a festa começava com Profjam na discoteca Versus. Era por volta da 1h30 quando ele e Mike El Nite, homem responsável pelos pratos nos concertos de Prof, entraram em palco. E de que forma. Profjam trazia consigo uma garrafa de champanhe e copos para distribuir, ou seja, todo o público presente na frontline teve direito a um copo de bebida grátis. Quando o champanhe acabou, o concerto começou. “Queq Queres” foi o tema inicial e a partir daqui o debitar de hits continuou. “Além”, “Mortalhas”, Viciada”, “Matar o Game”, o mais recente single “Yabba”, foram muitos os temas que puseram todos os presentes a cantar. Uma autêntica viagem entre “The Big Banger Theory” e “Mixtakes”, os dois álbuns de maior relevo do MC de Telheiras. Houve também espaço para tocar “Mambo nº 1” faixa de 2013 que lançou Profjam e Mike El Nite ao estrelato e abriu novos caminhos na cena do rap português. Mike El Nite, claro está, abandonou a mesa de DJ e atuou ao lado de Profjam nesta parte do concerto. “Xamã” foi a última faixa tocada, tema que consegue meter todos a saltar e a cantar em uníssono, impressionante a forma como esta faixa funciona bem na versão “live”. Profjam abandonou o palco após lançar um acappella com o público a pedir mais.

 

Estávamos perto das 3 da manhã e todos os caminhos iam dar à Discoteca Cocoloco. A festa já estava “começada” com vários DJs que já tinham atuado mas o grande nome que se esperava era Overule. O Vencedor do prémio “Best Portuguese Act” dos MTV Europe Music Awards em 2017 fez-se acompanhar de Landum Bi que tinha como função Hype Man e ambos deram um autêntico “festão”. Óbvio que o que mais nos interessava na atuação de Overule era a passagem por temas de rap mas mais uma vez dizemos, um bom artista tem de ser pragmático e saber ler a pista e este tipo de público pedia temas mais comerciais. Pudemos ouvir “Shape Of You” de Ed Sheeran, “Wild Thoughts” de DJ Khaled, Rihanna e Bryson Tiller ou “Esfrega Esfrega” de  Deejay Telio e Deedz B entre outros hits do momento mas as faixas de rap português não faltaram, “Ca Bu Fla Ma Nau” de Piruka e Mota JR, “Não acreditas” faixa do próprio Overule com a participação de Wet Bed Gang ou “Mo Boy” de Dillaz foram alguns dos temas que se puderam ouvir. Além do espetáculo que Overule dá simplesmente com a música que passa, outro espetáculo à parte é ver a forma como o DJ passa a música, a maneira com manuseia os pratos para fazer scratch, troca de faixas no momento certo, adiciona efeitos sonoros é autenticamente delicioso de se ver. Foram mais de 2 horas de concerto e o público ainda não estava farto.

Foi assim que se passou o 3º dia na cidade da província valenciana. Ansiosos para saber como foi o 4º dia da melhor viagem de finalistas?

Leave a Comment