Hip Hop Rádio

Throwback Gandia #1 – Terça-feira com Kappa Jotta, Regula, Mundo Segundo e Bispo

Artigo e Fotos por Daniel Pereira


Foi no 2º dia oficial de viagem de finalistas de Gandia que começou a nossa jornada pelos concertos de rap. Se no 1º dia na cidade da província valenciana não tivemos nenhum nome assumidamente hip-hop (apesar da maioria dos djs passarem o nosso estilo de música preferido), no 2º dia foi exatamente o contrário. Não 1 ou 2 mas sim 4 concertos fizeram a vontade aos fãs de rap de ouvir o seu estilo, fosse este mais virado para o Boom-bap ou para o Trap. É que deu para agradar a todos pois os 4 senhores que pudemos ouvir foram Kappa Jotta, Regula, Mundo Segundo e Bispo.

O dia de festa começou com Kappa Jotta, local – discoteca Falkata, hora – 17h, que atrasou bastante e fez bastantes esperar 1 hora e meia à porta no entanto, no computo geral acreditamos que ninguém levou a mal pois há que compreender aquele amigo que também se atrasou para o concerto devido à recuperação da noite anterior, e que tanto agradeceu este atraso. Com atraso ou não, um concerto de Kappa Jotta começa sempre com força. Dj Maskarilha foi o primeiro a entrar em palco para meter uns beats “de aquecimento” e logo de seguida Kappa Jotta entrou em palco com “Agora ou Nunca”. A partir daqui aconteceu o que é costume num concerto do MC da linha C, temas como “Pela Cidade”, “Mais Feeling”, “MOVS”, “Brincas”, “Hustle” e “#ÀVONTADE II” com a habitual chamada ao palco de Bad Tchiken, e “Chama” puderam ser ouvidos e cantados por todos os presentes. É impressionante a empatia que Kappa Jotta tem atualmente com qualquer tipo de público. “DPDC” foi o último tema deste concerto que acabou com o público a pedir mais.

Seguiu-se Regula. Sem necessitar de apresentações Dom Gula entra em palco como se nada fosse e apresenta os seus temas clássicos assim como os mais atuais. Sejam uns ou outros, deu para ver bem que maior parte do público está familiarizado seja qual for a linha cronológica do seu trabalho que regula ponha no seu setlist. “Nasty”, “WOMB”, “Bar Aberto”, “Casca Grossa”, o seu verso na faixa em parceria com Sam The Kid,“Langaife”, fazendo o mesmo quando chegou a altura de cantar a faixa em parceria com Dillaz “Wake N Bake” e claro “Casanova” foram alguns dos temas que o MC do Catujal presenteou aos finalistas de Gandia e o fez com todo o skill que lhe é característico. Concerto sem convidados especiais e que acabou com Regula a despedir-se do público com um “Tchau tchau, boas férias”. Dom Gula ao seu melhor estilo!

Pausa para jantar e recarregar energias com os finalistas a deslocarem-se da discoteca Falkata para o hotel.

À noite a festa estava marcada para a discoteca Bacarra onde iriam acontecer os concertos de Mundo Segundo e Bispo. Apesar de o cartaz indicar 23h, Mundo Segundo só entro em palco por volta das 2h. À semelhança do concerto de Kappa Jotta, houve um enorme atraso que acreditamos não tenha sido culpa dos artistas mas sim das organizações dos espaços, nos dois casos. Mundo Segundo fez -se acompanhar de Macaia e do seu companheiro de longa data Maze, num concerto morno típico de abertura de noite. É com alguma pena que vemos o MC Dealemático dar um “concerto de abertura” no entanto a realidade é que o público de Gandia não conhecia tão bem assim a obra de um dos rappers que mais contribuiu para o Hip-Hop português. É como se costuma dizer, “não conhecem, passam a conhecer” e Mundo Segundo deu uma autêntica lição de como dar um bom concerto de rap animando todos os presentes até mesmo aqueles que não conheciam uma única música dele. Clássicos e faixas mais recentes tanto do seu trabalho a solo como do trabalho de Dealema foram muitas. “Sala 101”, “Bate Palmas”, “Nada Dura Para Sempre”, “Sou Do Tempo”, “Escola Dos 90” foram algumas das faixas tocadas. Nota para os temas “Margens Do Douro” que contou com a participação do já presente em palco Macaia e “Brilhantes Diamantes”, faixa de Serial, Ace e Maze, tocada por o último e cantada em uníssono por todos os presentes (esta todos conhecem). “Tu Não sabes”, tema cheio de pujança, foi a última faixa do gig.

Espaço agora para o concerto de Bispo. O MC de Algueirão Mem-Martins presenteou-nos com o que, na nossa opinião, foi o melhor concerto do dia e arriscamo-nos a dizer, de toda a semana de viagem de finalistas. Acompanhado de Fumaxa como é habituê, Bispo a dada altura do concerto confessa aos presentes que “já não dou um concerto sem este homem” e todos percebem o porquê. A empatia entre os dois ao longo do concerto é algo de especial. Seja a mexer nos pratos, a fazer de hype man, Fumaxa é tudo o que Bispo precisa para elevar a sua (já espetacular) performance. Neste que foi o concerto com maior duração de todos em Gandia no que toca ao Hip-Hop, a abertura foi com “Mentalidade Free” e os hits tocados (e cantados por todos) foram muitos: “Dinâmico”, “Sem Mágoa”, “Pormenores”, “Não fui sincero”, “Amén”, “Como Dá”, “Convívio Tá Fixe Assim” e muitos, muitos mais. Bispo despediu-se do púbico com “Lembra-te”, emocionado e emocionando todos os presentes.

Foi assim o primeiro dia de Hip-Hop em Gandia. O que será que nos reservou o segundo dia?

 

Leave a Comment