Hip Hop Rádio

RockitMusic celebra ‘’5 anos de trabalho, 5 anos de luta’’ no Hard Club

A RockitMusic festejou, na passada sexta-feira, o seu quinto aniversário. O Hard Club foi o palco eleito para um concerto de cinco horas em que participaram mais de dez artistas nacionais, desde a prata da casa, como Dogma e Smélio, aos newcomers, exemplos de X Master ou Versus, ao já consagrado Sacik Brow. Uma festa onde, infelizmente, o cabeça-de-cartaz, Holly Hood, não subiu ao palco. O resumo da noite por Ana Rita Félix.

 

A noite começou com o set do DJ Slice. Entre beats produzidos pelo próprio e hits do hip-hop português e internacional, o artista deu as boas-vindas ao público e ao host, Martinez 687

O primeiro rapper a pisar o palco foi X Master. O artista tocou dois singles do álbum que lançará ainda este ano com o apoio da discográfica de Vila Nova de Gaia. Um deles, ‘’Sayonara’’, é um dos temas já disponíveis; o outro será divulgado brevemente.

Quem o sucedeu foi precisamente Salama que, na companhia de Garcezincendiou o público com o grito ‘’Salama pega fogo’’. Contudo, foram as skills a rimar a’capella que efetivamente impressionaram os presentes. 

‘’Sempre sonhei estar aqui’’, foram as palavras usadas por Versus quando subiu ao palco, naquela que foi a sua primeira vez, a solo, no mítico espaço portuense. Acompanhado por Fresh, o portuense emocionou-se com a introdução de Martinez 687 que, segundo ele, o apresentou  ‘’como se fosse o Eminem’’. Versus dirigiu ainda algumas palavras calorosas ao público, nomeadamente a um jovem rapper presente, incentivando-o a continuar a trilhar o seu caminho no mundo do hip-hop

Verón apresentou, por sua vez, vários singles da sua mais recente mixtape Preto e Branco’. A faixa ‘’Make Money Not Friends’’, com a colaboração de Dote, foi a predileta do público. No entanto, a ‘’Anjo da Guarda’’ comoveu a plateia, que o acompanhou com luzes.

Depois, foi a vez do anfitrião demonstrar o seu talento no que toca ao rap. Martinez, ‘’o primeiro a plantar chocolate em Marte’’, lançou um álbum com esse mesmo nome no mês passado. Em sintonia com Anper, conseguiram que o Hard Club ecoasse 687.

 

Entretanto, as luzes apagaram-se e a expectativa aumentou. O artista da noite, e um dos mais esperados, foi Sacik Brow, acompanhado por Fragas. O algarvio brilhou e aqueceu a sala. Sentimento e entusiasmo foi o que não faltou, incluindo da parte dos artistas que atuaram anteriormente. Depois de vários temas, tal como ‘’Mataram o Artista’’ e ‘’Circo’’, e de muita interação com a plateia, a atuação deu-se por terminada, ouvindo-se ‘’Canta mais uma e deita a casa abaixo!’’, o que já não foi possível de concretizar. Sacik demonstrou, contudo, desejo de voltar a atuar no tão conceituado palco nortenho, insistindo que ‘’É sempre um orgulho estar aqui no porto, a receção é sempre calorosa. Obrigadão a todas as pessoas que marcaram a presença’’.

Finalmente, Dogma, Smélio, Duplo e Mazter tomaram conta da cena. Sendo todos membros da RockitMusic, ‘’5 vidas numa só direção’’, entraram com grande euforia. Entre diversos temas, tocaram o single mais recente, ‘’Rocker’’, produzido pelo icónico DJ Guze.

A esta performance, seguiu-se um momento de homenagem aos ‘’5 anos de trabalho, 5 anos de luta’’, em que os artistas presentes e a presidente da discográfica, Maria Beatriz Machado, foram chamados ao palco para cantarem os “parabéns” à instituição.

O último artista veio diretamente de Fafe. Ivo Almeida e Mark8 juntaram-se a Inztynto nos back vocals. ‘’Põe-te a salvo’’, novo single do artista, foi o auge da atuação. Lazy subiu também ao palco, depois de ter estado todo o concerto do lado da audiência.

O final do evento deu-se minutos depois, com o comunicado de Dogma e Martinez de que Holly Hood, o artista mais aguardado da noite, não poderia estar presente ‘’por razões de logística’’. O público, desiludido com a notícia, dirigiu-se quase imediatamente para a saída. Cerca de 15 pessoas, todavia, permaneceram no local, pelo que Versus, Martinez 687, Salama e Francisco Lopes entraram a’capella em improviso. A eles juntou-se Garcez no beatbox.

Versus partilhou mais tarde, na sua página de Instagram, um vídeo do sucedido, onde se podiae ler na descrição

‘’A festa só acaba quando acabar a voz’’.

Vê aqui a fotogaleria de Ana Rita Félix.

Leave a Comment