Depois da participação no Ep “Barbudisses” de Beiro em 2018, Rilha volta em 2021 com o trabalho “Reti Essência”, um disco com quatro sons que traz algumas reticências para o futuro. O EP do membro do Coletivo Caixa Cartão tem data marcada para dia 7 de agosto e já conta com duas faixas cá fora: “Barco” e “Olha à Volta”. Estivemos à conversa com o rapper para perceber as suas inspirações, influências na música e objetivos para o futuro.
Quando surgiu a paixão pelo hip-hop?
Começou quando era mais novo, por volta dos 15 anos o pessoal com quem me dou gostava de passar várias tarde e noites a ouvir beats e fazer improvisos onde quer que fosse.
O que te levou a aventurares-te na música?
Esses momentos de que falo foram muito importantes para os anos que se seguem, a vontade de rimar era insaciável e foi onde arranjei conforto.
Como tem sido o feedback do pessoal à tua música?
Muito grato pelo apoio dos que me rodeiam, têm-me dado vontade de fazer mais e de me superar a cada projeto.
Quais as tuas maiores influências dentro da cultura?
Ouço muita coisa para além de rap, mas dentro do panorama nacional, tenho de evidenciar Berna, Quartel 469, Sexto Sentido que, de todos os nomes que passaram nos meus fones, estes foram sem dúvida grandes influências para mim. Á parte disto tenho de referir a malta que me rodeia, o colectivo Caixa Cartão, grupo do qual faço parte e que me fez aprender imenso em diversos aspetos.
Onde gostavas de chegar com a música? Tens algum objetivo já estabelecido?
O que pretendo ao fazer música é simplesmente expressar-me, libertar-me da pressão e do stress do dia-a-dia laboral, vejo-a como um escape tão puro que só isso já me satisfaz.
Como surgiu a ideia para o EP “Reti Essência”?
A ideia do EP surge de sessões com o Kron Father, de beats do Beiro e de letras que tinha feito ao longo do meu percurso até então. Neste disco tentei ao máximo reter a minha essência ao longo dos 4 sons relativamente ao que gosto, à minha perspetiva e daquilo que posso fazer. Ao mesmo tempo é reticências para um futuro.