Hip Hop Rádio

Red Bull Francamente: Um duelo de titãs na arte do improviso

No passado domingo, a Hip Hop Rádio esteve presente num dos eventos mais marcantes do ano: Red Bull FrancaMente. Inspirado no Red Bull Batalla, o maior evento de rap do mundo que já originou competições em países como Japão, França, Rússia e Brasil, foi a vez de Portugal organizar um duelo de titãs do rap de improviso… e certamente não desiludiu.

Tudo começou com a criação da app Red Bull Francamente, onde cerca de mil participantes por todo o país se puderam inscrever, através do envio de vídeos individuais. Os melhores 22 tiveram posteriormente a oportunidade de avançar para as próximas fases de seleção, que decorreram de agosto a outubro, culminando na grande final onde pudemos ver 16 dos melhores nomes na arte do improviso de Portugal: 7am de Beja, Arokon3 do Porto, Breakout de Lisboa, Composto de Esmoriz, Dyabetik de Faro, Filtro do Entroncamento, Isaac do Porto, Iseejohny de Ovar, Jap de Lamego, Krazy Dread de Évora. Marka do Porto, Notorious bag de Braga, Pikkas de Beja, Possessivo de Vila Real de Santo António, Sena de Setúbal e Titan de Matosinhos.

O palco escolhido para o derradeiro duelo encontrou refúgio na Voz do Operário, localizada na Graça, que se vestiu para a ocasião com as cores da Red Bull (azul e vermelho), numa produção de luxo, com atenção a todos os detalhes, enaltecendo o ringue central onde os 16 combatentes teriam de batalhar, exibindo os seus maiores truques de destreza e criatividade lírica em frente a um júri de peso: 9 Miller, Eva Rap Diva e Mundo Segundo.

Com o mote dado por DJ Kronic e guiado pelo ilustre anfitrião Sam The Kid, o tapete foi inaugurado para se averiguarem os sobreviventes da primeira batalha – os Oitavos de Final – onde os concorrentes puderam escolher contra quem combater. Assim, o público fez as suas apostas num placar que contava com promessas de disputas acesas: Sena vs. Krazy Dread, Jap vs. Breakout, Notorious bAg vs. Isaac, Dyabetik vs. Filtro, Composto vs. Pikkas, Possessivo vs. Iseejohny, 7am vs Marka e Arokon3 vs Titan.

Ao longo de quatro horas de pura desgarrada, os MCS lutaram pelo título de campeão, deixando o público – restrito, mas que se fez ouvir- de boca aberta, aumentando o entusiasmo a cada ronda.

Depois de servirem as suas melhores dicas, mano a mano, apenas oito MCS passaram às próximas batalhas: Sena, Breakout, Notorious bAg, Dyabetik, Composto, Iseejohny, 7am e Titan foram os escolhidos pelo painel de jurados. Com toda a garra e vontade de aniquilar, a luta prosseguiu ao longo dos quartos de final, batalha de terceiro lugar, primeira meia-final – disputada entre Break0ut e Notorious Bag – e segunda meia-final – disputada entre 7am e Iseejohny.

Sobrevivendo – com distinção- a desafios de lírica que deixaram qualquer um impressionado pela rapidez de pensamento, criatividade e destreza e eliminando adversários um a um que nem Squid Game, chegámos assim à grande final, disputada pelos dois últimos gladiadores de pé: Break0ut e Iseejohny.

Com o título em mente e cada vez mais perto de ser obtido, a derradeira batalha iniciou-se com a colocação de duas caixas repletas de objetos no ringue, uma para cada MC. Cada um teria assim de improvisar sobre os objetos, da maneira mais rápida e criativa possível, caraterística comum às restantes rondas de tema livre, que nunca desiludiram. A qualidade das battles levou a uma grande indecisão pela parte dos júris, que votaram inúmeras vezes a favor de réplicas (4×4 B2B livre, 5 entradas) antes de se consagrar o grande vencedor desta batalha, anunciado por Sam the Kid estilo boxing match: Break0ut.

O anúncio da sua vitória foi recebido com gritos e entoações de apoio, enquanto caíam confettis e os adversários se abraçavam, parabenizando-se, abrindo alas para o momento final do espetáculo no qual todos os concorrentes se juntaram para celebrar o evento, cuspindo barras mais uma vez, com a mesma garra e determinação com que iniciaram a competição.

Assim, perante uma plateia de convidados em chamas, envoltos num ambiente de verdadeira competição e simultâneo amor e dedicação à cultura, Portugal coroou o seu rei do rap do improviso, num evento que fez jus ao nome e ao que o rap é, na sua génese: FrancaMente, mentes francas, do adjetivo de ser desimpedido ou livre, desembaraçado, “que não apresenta obstáculos ou impedimentos”, o que se verificou, constantemente e ao longo de largas horas, pela parte de 16 competidores com um stock ilimitado de rimas que faziam qualquer um gritar “damnnn”, de queixo caído e já na expectativa do próximo assalto.

O vencedor desta competição viajará em dezembro até ao Chile, como convidado de honra da Final Internacional do Red Bull Batalla 2021.

Red Bull Francamente foi transmitido em streaming, apresentado por Soraia Carrega e NTS e encontra-se agora disponível no Youtube.