Hip Hop Rádio

Os Regressos no Hip-Hop com José Mariño, Keso e Maze

Regressar onde fomos felizes nem sempre faz sentido, mas aqui estiveram reunidos três casos em que esse regresso não só faz sentido como é quase necessário. Esta conversa pôs lado a lado José Mariño, que regressou à rádio para fazer um raio-x ao rap tuga, Keso, que revisitou “O Revólver entre as Flores” para o reeditar em vinil e Maze que voltou à estrada com os Dealema. Esta conversa integrou a programação do Trampolim Gerador, um festival com mais de 50 momentos culturais gratuitos, no Lumiar, em Lisboa.

José Mariño iniciou o seu percurso como radialista no Correio da Manhã Rádio, mas foi na Antena 3 que abriu caminho a nomes que se viriam a eternizar na história do rap tuga, com o seu programa Repto. A voz que se ouve em “Retrospectiva de um amor profundo” de Sam the Kid, quando Sam eterniza a sua primeira vez na Antena 3, regressou este ano à rádio com A Teoria da Evolução, um programa em que viaja entre o passado e o presente do Hip Hop e leva à Antena 1 vozes que compõem e enquadram o rap em Portugal.

Keso lançou “O Revólver entre as Flores” em 2011, um disco que se seguiu ao “Raios Te Partam” (2003), com que se estreou, e antecedeu “KSX2016” (2016), o terceiro e último disco até agora. Este ano o rapper do Porto reeditou “O Revólver entre as Flores”, que lançou primeiro através de um leilão na sua conta do Instagram e, entretanto, já apresentou no Plano B, no Porto. A edição em vinil de “O Revólver entre as Flores” foi produzida pela Circus Network e pela Paga-lhe o Quarto.

Maze é membro do grupo icónico de Gaia, Dealema. Após um regresso anunciado e feitas as honras em Lisboa, no Festival Iminente, e no Porto, no Hard Club, os Dealema regressam ao panorama do rap com uma reedição de “Dealema” (2003) que esteve à venda apenas no concerto na mítica sala de espetáculos do Porto. Depois de apresentarem “Alvorada da Alma” (2013), Mundo, Maze, Fuse, Expeão e DJ Guze estiveram afastados para recolher impressões do mundo e compor a solo, mas regressam tão fortes quanto antes.

Leave a Comment