Hip Hop Rádio

O sul tem “Faro” para a Festa!

A Hip Hop Rádio esteve naquela que é a “última grande festa do verão”, o Festival F. Sediado em Faro, conta com 6 edições.

A sul de Portugal, na capital do Algarve que é Faro, a letra “F” começa a ganhar cada vez mais força e significado. O Festival F, celebrou este passado fim de semana o seu 6º aniversário. Na lista de “convidados” constavam nomes de luxo, entre eles alguns dos maiores rappers portugueses, como ProfJam, Phoenix RDC, 9 Miller e Estraca.

Perigo Público e Sickonce fizeram as “honras” com o primeiro concerto de rap no 1º dia desta edição, onde apresentaram pela 2ª vez o novo disco “Porcelana” prestes a ver a luz do dia. Seguiu-se Conjunto Corona, de modo quase inédito, a tocar pela 2ª vez (número mágico!) no Algarve. A fechar este palco, tivemos Mike El Nite, que mal cessou funções enquanto MC, correu literalmente de uma ponta à outra do Festival F, para envergar a camisola de “Mike El Nite, DJ on the f*cking mic”, palavras de Mário Cotrim que juntamente com o baterista Gui, formam o trio responsável pelo concerto do CEO da Think Music, ProfJam, ele que fechou o palco Sé na primeira noite de Festival #FFFFFF… desculpem, Festival F.

O 2º dia desta edição trouxe-nos 3 rappers e 3 estreias nos palcos desta auto proclamada “última grande festa do verão”. Por volta das 22h, o público do palco Quintalão recebeu a rapper Biya, um dos nomes promissores do rap português, a apresentar pela 1ª vez o seu novo trabalho, onde se estreia com rimas em português. A pisar o palco Quintalão, tivemos outro membro da Real Caviar, 9 Miller, ele que viveu uma noite verdadeiramente especial como nos relatou:

CA – Apresentaste o teu novo álbum pela 1ª vez no Festival F e mais que isso, foi o 1º concerto mais extenso de 9 Miller. Uma noite em cheio para ti!

9M – É verdade. Foi uma noite incrível e o publico esteve sempre comigo e com muita energia. Foi a primeira vez que toquei com banda e é este o concerto que levo para a estrada em 2019 e 2020.

CA – Vimos música já bastante aprimorada, o que me leva a querer que este álbum está na reta final da sua produção, certo? Estás a trabalhar nele há quanto tempo?

9M – Estou a trabalhar no álbum há bastante tempo, já sofreu várias alterações, já passou por várias fases e agora, que já está como prentendia, posso dizer que estou na reta final.

CA – E detalhes desta tua estreia em discos, o que podes avançar em exclusivo à Hip Hop Rádio PT?

9M – Antes do álbum sair a única forma de descobrir alguma coisa é se forem aos meus concertos.

Uma noite de experiências! Agora temos que aguardar (impacientemente) pelo seu álbum de estreia, reservado para a reta final de 2019. Pelo meio, e quase que em sentido contrário, tivemos direito a uma “Gangsta Party” comandada por Phoenix RDC, que lançou em Janeiro o disco “M.A.D.H.P”, cotado como um dos melhores do ano.

No 3º e último dia desta 6ª edição do Festival F (considerada a maior de sempre) tivemos a rapper Russa, integrante da curadoria de GIJOE a cuspir rimas com a garra que lhe é característica. Já noite adentro, a festa continuava pelos vários palcos montados na mítica Cidade Velha de Faro (e arredores), quando Estraca subiu a palco, para um dos últimos concertos deste festival, com uma vasta plateia à sua frente a debitar a plenos pulmões os versos deste jovem artista. Até para o ano Festival F!

Artigo por Carlos Almeida com fotografias de Alicia Gomes, podes ver a foto-galeria completa aqui.

Leave a Comment