Hip Hop Rádio

Não há melhor rima que aquela que apela à igualdade!

São dias estranhos os que decorrem, o mundo foi apanhado de surpresa ao ser submerso por uma nova doença e o nosso organismo fracassou em defender-se, porém uma velha pandemia manifesta-se de uma maneira tão ou mais agressiva que o Covid-19 e há séculos que o organismo da sociedade luta para arranjar defesas para o expulsar de vez. Era suposto estarmos mais juntos, querermo-nos mais uns aos outros depois de meses de isolamento social, não era suposto deixarmos irmãos a perder o ar por mãos racistas.

Hoje, dia 6 de Junho, Portugal juntou-se em várias ruas e praças, Portugal chorou por caras que nunca viram e pessoas que nunca tiveram o prazer de conhecer, Portugal fez-se ouvir por todos aqueles a quem roubaram a voz. Manifestantes invadem as estradas para gritar – “BASTA!” – para que em 2020 não tenham que lutar mais por direitos fundamentais que qualquer indivíduo deveria ter. Hoje luta-se no meio do caos, em condições que nunca nos imaginaríamos, para que as gerações futuras não o tenham que fazer, pelo menos, não por isto, não pela desigualdade que se manifesta através da cor da pele, pela cultura que se herda.

Se ao menos se se respeitasse todas as pessoas de outras etnias como respeitamos as suas culturas, pois se fosse tão exótico não passar para o outro lado da estrada quando uma pessoa de cor se cruza connosco fosse tão exótico como ir a África ou ao Brazil, se talvez fosse mais ajuda humanitária dar a mão a um vizinho que precise de ajuda do que doar 1 euro ao partilhar uma publicação numa rede social, se talvez se desse mais gostos ou mais dinheiro ou mais estatuto social o racismo não existisse.

Gerson Marta, um dos organizadores da manifestação que decorreu hoje em Coimbra, partilhou com a Hip Hop Rádio – “Eu não vou passar a minha vida a ser uma cor!”. Está na hora do “ser igual” deixar de ser areia para os olhos, a poeira assentou e os crimes de ódio são evidentes.

Hoje gritamos BASTA porque todas as vidas importam.

Leave a Comment