Hip Hop Rádio

Leak de músicas da mixtape de Zara G

Na passada semana apareceram no Youtube várias músicas de Zara G e outros, pertencentes à sua mixtape e não só, sem o consentimento dos mesmos. Ao que parece, o canal que as publicou não vai ficar por aqui.

As músicas publicadas sem a autorização dos artistas já andavam a circular por algumas pessoas há algum tempo, amigos passam a amigos, e provavelmente foi assim que foram parar ao Youtube, não se está portanto, a falar de um hack aos computadores da V-Block. Apesar de o facto de que alguns dos vídeos publicados terem promoção paga pelo canal, não é de todo certo que o autor destas leaks esteja a lucrar com isto, nem se percebe bem qual o seu objetivo.

Zara G, o maior lesado desta situação, lamentou no Instagram andarem a brincar com o seu trabalho, mas não adiantou mais nada sobre o assunto até agora. O que é certo é que esta “brincadeira” viola direitos autorais do artista, algo que o próprio Youtube tenta exaustivamente combater todos os dias, sendo possível a qualquer pessoa enviar uma notificação sobre isso ao site da Google, como podem ver aqui.

Apesar de a leak da mixtape poder não afetar significativamente as suas vendas, este acontecimento é claramente pejorativo para o artista, que perde o controlo do lançamento das suas músicas, uma coisa que se tornou claramente crucial nesta indústria hoje em dia pela maneira como a música é consumida e rapidamente se torna “obsoleta”.

Um caso parecido, mas que não se tratou de nenhum leak, aconteceu com alguns artistas da Think Music, que viram as suas músicas publicadas na plataforma Spotify dias antes de os próprios o fazerem. Entretanto estas já foram apagadas para que os respectivos artistas pudessem fazer o upload correto.

Notícia: André Batista

Leave a Comment