Hip Hop Rádio

Kyra: “Quero continuar a falar até ter algo para dizer, e até sentir que é necessário fazê-lo”

Entre o hip-hop e o rock encontramos KYRA, que nos faz viajar desde os beats mais melancólicos aos psicadélicos, sempre temperados com rimas cruas que fazem qualquer um “achar que está perdido”. Estivemos à conversa com o artista que acaba de lançar “Espaço Negativo”, uma faixa que conta com a colaboração de Damaz MC e produção de Catalão.

Quando surgiu a paixão pelo hip-hop?

Se bem me recordo o primeiro contacto que tive com a cultura foi por intermédio da faixa Hip Hop (Sou Eu e És tu) do AC. A partir daí foram muitos anos de pesquisa e estudo que fizeram com que, de certa forma, estabelece-se uma ligação forte e concisa com todos os pilares da própria cultura.

O que te levou a aventurares-te na música?

Apenas queria ser ouvido e compreendido como qualquer adolescente que pensa que quer mudar o mundo e que esse pensamento é o mais correto. Em 2015 acabei por integrar uma comitiva denominada ERA 85 e de lá saíram os meus primeiros projetos captados de forma amadora mas sempre fiéis ao meu modo de interpretar a minha própria arte. Montei o meu próprio estúdio em meados de 2018 (4th Wall Studios) e comecei a captar as minhas faixas e as faixas dos meus amigos mais próximos.

No mesmo ano conheci pessoalmente o DAMAZ MC que foi uma pessoa que mudou para sempre a minha vida e me deu uma nova visão sobre a arte, foi uma pessoa que despertou em mim um novo ser. Em 2019 comecei a atuar com músicos e, esse suporte ao vivo, criou uma motivação em mim para criar um outro projeto mais virado para o Rock, nascido naturalmente em 2020, a banda MÁ VIZINHANÇA da qual me apresento como vocalista.

Uns copos de vinho e uns cigarros depois integrei a crew UMRAP que tem sido uma inspiração diária para mim, pois é uma sensação incrível colaborar com amigos que apresentam um talento imenso e uma ambição intensa.

Como tem sido o feedback do pessoal à tua música?

Tem sido um bom feedback, consigo atrair pessoas que têm gostos musicais muito distintos e sem dúvida isso faz me sentir grato, saber que existem pessoas que gostam de estar a par daquilo que a minha cabeça pensa seja qual for o estilo musical que eu apresente ao ouvinte. Na minha opinião um bom ouvinte sabe ouvir de tudo um pouco e é bom quando existe curiosidade pelo próximo passo que o artista vai dar. Sinto que as pessoas que me ouvem têm essa curiosidade e um certo carinho por mim enquanto artista.

Quais as tuas maiores influências dentro da cultura?

90% daquilo que ultimamente tenho ouvido e analisado não se insere na cultura Hip-Hop, em grande parte tenho sido influenciado por artistas fora da cultura. Dentro da cultura DAMAZ MC, ETHOS, ORTEUM, ESCALPE, TILT, CATALÃO, SARAIVA, DJ ALGORE, TOM, MURA e CHILLANGE são figuras que me influenciam como artista e me moldam enquanto pessoa.

Onde gostavas de chegar com a música? Tens algum objetivo já estabelecido?

O maior objetivo que tenho estabelecido é ser cada vez mais verdadeiro comigo e com aqueles que me rodeiam, de forma simples e natural. Tenho também o objetivo de alcançar mais pessoas e melhorar cada vez mais ao longo do tempo e da prática. A continuação trás sabedoria e alcance. Quero continuar a falar até ter algo para dizer, e até sentir que é necessário fazê-lo, porque neste momento a música transmite em mim uma sensação de paz e alívio emocional, o que me ajuda a combater os meus demónios.

Ainda não alcancei o sucesso que pretendo mas todos os dias existem micro progressos que me fazem acreditar que é possível alcançá-lo. O sucesso aparece quando o progresso é constante.

Consegues revelar algum projeto que esteja para sair, se é que estás a pensar nisso?

Posso revelar que estou no processo de criação do meu primeiro álbum com o suporte dos UMRAP. O álbum terá o nome de NUVEM DELTA e vai estar disponível em 2022 em formato digital e físico. Vão sair nos próximos tempos novos singles de MÁ VIZINHANÇA e, sem tocar muito no assunto porque não posso revelar mais detalhes… Uns Meninos do Rap.

Leave a Comment