Hip Hop Rádio

Há uma nova revista de Hip-Hop, e sai já amanhã

Se há algo que adoramos é ver a cultura a mexer e esta é precisamente a proposta da Hip Hop À Lá Carte. Estivemos à conversa com Rúben Fernandes, um dos fundadores da plataforma que leva de volta o Hip-Hop a um formato muito querido por todos nós. | Por Daniel Pereira

Num ano tão atípico e, convenhamos, parado, como o de 2020, todas as novidades são bem-vindas mas esta assentava bem em qualquer altura. A partir de amanhã vai ser possível voltarmos a ler uma revista dedicada exclusivamente à cultura Hip-Hop. Os responsáveis pela iniciativa são a Hip Hop À Lá Carte, página de Instagram que surgiu no dia 30 de março e que dá o nomee a esta primeira edição especial. A continuidade não é certa, mas está em vista.

“Nós entrámos com o objetivo de abanar um bocado com o conteúdo que estávamos a ver no Instagram .”

Vivemos tempos em que todos os dias surge uma nova página de Instagram sobre Hip-Hop e Rúben quis desde logo explicar que esta não é apenas mais uma página de divulgação da cultura. “Quisemos trazer sempre ideias e rubricas originais, com grande foco no vídeo e interatividade.” O grande diferencial fica claro a cargo da revista, no entanto, esta não foi uma ideia que estivesse em cima da mesa logo desde o início. “É mais recente e surge da nossa vontade de querer meter conteúdo cá fora para o pessoal consumir, e da nossa necessidade de conseguirmos os meios para darmos o próximo passo.”

“Foi uma lacuna que quisemos preencher”

Realmente já fazia falta. As revistas sempre fizeram parte do panorama do Hip Hop Nacional (quem não se lembra da “Hip Hop Nation”?” e numa altura em que o movimento está cada vez mais forte em Portugal faz todo o sentido o retorno a este formato. “Quisemos trazer de volta as revistas nem que fosse apenas através desta edição. Essa vontade surge de estarmos sempre à procura de fazer algo diferente dos outros. Mais ninguém está a fazer este formato , por isso investimos nós na ideia. Também notámos que muita gente tinha um bocado o bichinho de ter uma revista ligada à cultura e sentimos que conseguíamos satisfazer a vontade desse pessoal.”

Equipa da Hip Hop À Lá Carte

Temos reportagens, uma entrevista, artigos de opinião e umas quantas brincadeiras porque a nossa página também tem uma componente forte de humor.”

Desenganem-se aqueles que pensam que a página de Instagram e a revista, por terem o mesmo nome, apresentam propostas de valor iguais. Rúben explica: “Não quisemos fazer só o nosso conteúdo da página do Instagram em formato revista. Senão, para quê pagares por ela? Bastava seres nosso seguidor. Quisemos manter a nossa identidade, claro, mas trazer cenas que não trazemos regularmente pelas limitações que o próprio Instagram tem.”

Quisemos transmitir de forma criativa, a quem ler a nossa revista, que o Hip-Hop está em todo o lado.

Admitimos que ficámos fãs da revista e agradecemos à Hip Hop À Lá Carte por nos ter deixado “folheá-la” em primeira mão. Podemos revelar que a identidade própria é notória e que vamos poder encontrar muitas coisas do nosso dia-a-dia. Existem jogos e até um horóscopo. Afinal, o Hip-Hop está presente em todos os aspetos da nossa vida e foi mesmo essa uma das ideias base para a revista. “Às vezes olhamos para as nossas vidas e parece que cada situação tem uma música adequada. Temos aquele som que ouvimos com os amigos, o som mais fofinho que dedicamos à namorada ou a música que ouvimos para nos motivarmos para ir ao ginásio etc. Nós achamos que o Hip-Hop é uma cultura completa o suficiente para ter a mesma presença constante nas nossas vidas. Pelo menos para nós ele está em todo o lado!

Ficaste curioso?

Por enquanto a revista vai estar disponível apenas em formato digital no entanto está prometido o formato físico “mesmo que seja num número limitado de cópias mas que certamente terá surpresas que acompanharão essa edição impressa.” A capa estará disponível amanhã para todos verem e fica atento à página de Instagram da Hip Hop À Lá Carte durante todo o dia pois serão dadas as informações sobre os passos necessários para comprar uma cópia.

A Hip Hop Rádio apoia este projeto pois é exatamente isto que valorizamos e que aplicámos aquando da criação da nossa própria plataforma. Contribuir para a cultura Hip-Hop, de forma única.

Leave a Comment