Hip Hop Rádio

GuiaHHR: para vindimar, deixa o setembro acabar

Para vindimar, deixa o setembro acabar. As uvas ainda estão verdes. Só no próximo mês é que chega o outono e, com ele, chegam-nos trabalhos de Carlão ou NGA, Brockhampton ou – de regresso após oito anos de paragem – Cypress Hill.  A primeira edição do GuiaHHR chega em tempo de vindima, as colheitas estarão prontas em breve e o início do ano letivo reserva novidades e muitas horas de música.

É já no próximo dia oito que Filhos da Rua 2 chega às ruas, segundo a confirmação da Rimas e Batidas. O sucessor de KING (2014) conta já com dois singles, “Perfeito” e “Tatuagens, Cicatrizes & Diamantes”. Vale lembrar que o primeiro Filhos da Rua data de 2012. Com selo Dopemusik, o mentor dos Força Suprema regressa aos álbuns a solo, num registo que não lhe é desconhecido.

Por outro lado, também Carlão, ex-Pacman, pretende editar Entretenimento! no mês de setembro, álbum já esperado desde junho e que sucede ao EP Na Batalha na discografia do MC de Almada, que iniciou o seu percurso a solo com Quarenta, em 2015. Para já, o singles “Contigo” (produção de  Branko (ex-Buraca Som Sistema) e PEDRO) é a única amostra de mais um trabalho original de Carlos Nobre Neves que, ainda em 2017, participou com três temas no projeto “Livres e Iguais”.

Entretenimento! conta com participações de Slow J (no tema “Repetidamente”, dado a conhecer no último SuperBock SuperRock pela dupla), Manel Cruz (Ornatos Violeta) ou António Zambujo.

Também se esperavam novidades de Lójico. Sem confirmação oficial, o tweet do MC portuense deixa em expetativa os fãs que esperam, ansiosos, pela vindima. “O Que Era Amor Virou Incómodo” foi a única pista, mas espera-se, finalmente, o EP “amor&arte”, que já conta com quatro singles no YouTube e produções de Lazuli, Memoriais ou Holly. O master e captação é de Kap, MC gaiense que editou em 2015 Do Nada Nasce Tudo.

 

Do outro lado do oceano há novidades a acompanhar todo o mês de setembro.

Na passada segunda-feira, o coletivo norte-americano Brockhampton anunciou, no Twitter, o lançamento de Iridescence. Ainda sem data definitiva, o quarto álbum de originais do coletivo – que sucede aos três (!) Saturation, todos eles editados no passado ano – já teve dois nomes: Puppy e The Best Years Of Our Lives. Agora, terminada a tour e com três singles já lançados (“1999 WILDFIRE”, “1998 TRUMAN” e “1997 DIANA”), o regresso do grupo liderado por Kevin Abstract aos álbuns afigura-se próximo. Um subtítulo – “Made in London”, alimenta o suspense neste que será o quinto trabalho de originais do coletivo texano.

Na costa este, Zoo, próximo álbum de Russ – sucessor do disco There’s Really a Wolf, editado no ano passado, chega às plataformas no dia sete. Capa e tracklist também já anunciadas. rapper de Nova Jersey esteve em Portugal o ano passado, em concerto na Altice Arena onde a Hip-Hop Rádio esteve presente para assistir à confirmação de Russ em solo nacional.

Totalmente distintos de Russ são os Suicideboys. A dupla, composta por Slick Sloth e Ruby da Cherry, escolheu “Carrollton” como single de I Want To Die In New Orleans, que também tem como data de lançamento o sete de setembro.  É o primeiro trabalho desde a edição da série de EP’s Kill Yourself XVI–XX. 

Também os Cypress Hill regressam, a 28 de setembro, com Elephants on Acid, o seu novo álbum de estúdio. Sucede a Rise (2010). O álbum, editado pela BMG, inclui 21 faixas, das quais “Band of Gypsies” é o principal single. B-Real, Sen Dog, Eric Bobo e DJ Muggs preparam-se também para uma tour mundial para promover Elephants on Acid, que também já tem capa e traklist disponível.

Segundo um tweet informal de Oseias, é “Think Music season”: e isso é sempre um bom aviso para os fãs da label de Profjam – cujo álbum exclusivo com Lhast ainda não tem data. A juntar aos artistas já citados, também Stereossauro deu por terminada a edição do seu próximo álbum, ainda sem nome ou data. Noname, rapper de Chicago, foi mais uma artista que anunciou o seu álbum, Room 25, a sair no próximo mês, e o talentoso Virtus, rapper portuense, anunciou que iria “voltar às aulas” em setembro.

Já vão uns anos a chumbar por faltas. Vamos repor isso. Novidades []

Uma publicação partilhada por Virtus (@johnny_virtus) a

Logic também se prepara para mais um lançamento. Young Sinatra IV sucede a Bobby Tarantino II, já no próximo dia 28.

Para vindimar, deixa setembro acabar. Só aí podemos escutar com atenção as novas sonoridades que, já fora do forno, aguardam a recepção do público e a sua cristalização no universo do hip-hop, que nunca é apenas hip-hop.

 

Leave a Comment