Hip Hop Rádio

Franko:”O meu objetivo sempre foi fazer aquilo que me fazia sentir bem”

Franko aventurou-se no mundo do rap com apenas 16 anos, quando lançou a sua primeira mixtape em formato físico, que atualmente não se encontra disponível online. Desde então, já soma dois EP’s, 4 singles lançados só desde o início deste ano e continua ainda a dar cartas com a antecipação de um novo tema já para outubro. Natural da Covilhã, já passou pelas Caldas Rainha mas agora faz de Lisboa a sua casa.

Quando surgiu a paixão pelo hip-hop?

Sempre gostei de música, fosse Rock, House, Hip Hop ou até Jazz e desde novo que me “envolvi” com a música tendo aos 15 anos feito a minha primeira letra e posteriormente aos 16 lançado o meu primeiro tema. Posso dizer que foi por essa altura que me comecei a  dedicar muito mais ao hip-hop tendo desenvolvido essa paixão. 

O que te levou a aventurares-te na música?

Como referi, desde novo que me relaciono bastante bem com a música. Aos 14 anos tive o meu primeiro instrumento, uma guitarra elétrica e provavelmente foi o clique que precisava para entrar no “mundo da música”. Sempre tive muitas referências e senti ao longo dos anos uma necessidade de me expressar tendo encontrado no Rap o meu “escape”. 

Como tem sido o feedback do pessoal à tua música?

A minha malta apoia-me imenso e tem reagido bem, melhor do que esperava para ser honesto, tenho a certeza que estou rodeado das pessoas certas e sei que para o bem e para o mal eles estão lá. 

Quais as tuas maiores influências dentro da cultura?

Tenho muitas referências. Para já não quero puxar à conversa nomes sonantes mas posso-vos dizer que uma das minhas maiores referências, tanto do lado musical como lado pessoal, é o Raúl Muta. Para quem não conhece aconselho vivamente uma breve pesquisa. Se passarmos para outras dimensões posso referir a nível nacional o Sam The Kid, Regula, Valete e a nível internacional Tech N9ne, Krs One e Eminem por exemplo.

Onde gostavas de chegar com a música? Tens algum objetivo já estabelecido?

Sempre tive presente na minha mente que o meu objetivo sempre foi fazer aquilo que me fazia sentir bem. O facto de poder partilhar com outras pessoas e receber bons feedbacks sobre o meu trabalho já é algo fantástico e não escondo a vontade de vir a pisar grandes palcos e tornar-me uma referência para quem me ouve. 

Consegues revelar algum projeto que esteja para sair, se é que estás a pensar nisso?

De momento estou a trabalhar em alguns temas que pretendo colocar nas ruas mas posso antecipar que vou lançar um tema novo em meados de outubro com videoclip.

Leave a Comment