Hip Hop Rádio

Festa do Avante! 2019 trouxe Hip-Hop revolucionário

Foi no passado dia 7 de agosto que estivemos na Quinta Da Atalaia para assistir a mais uma edição da Festa Do Avante! A Festa mais antiga de Portugal, fortemente ligada à revolução trouxe neste dia vários concertos de Hip-Hop com os nomes, claro está, mais revolucionários. Por Daniel Pereira | Fotografia de Irina Gonçalves

Os concertos Hip-Hop começaram cedo com Papillon a atuar logo por volta das 16h00 no palco 25 De Abril. Acompanhado da sua banda, o rapper tocou grande parte daquele que para muitos foi o melhor álbum de Hip-Hop de 2018 “Deepak Looper”. No Cartaz era mencionado que Rui Pereira traria convidados e assim foi. Vasco Ruivo, antigo guitarrista da sua banda, fez parte do leque de músicos e Harold e Nasty Factor, fiéis colegas pertencentes aos GrogNation, cantaram “Voodoo”, êxito do coletivo. Nota ainda para “Camadas”, mais recente single de Papillon que foi muito bem recebido pelo público que era muito e não arredou pé durante todo o concerto, apesar do extremo calor que se fazia sentir.

Achero subiu a palco do Café-Concerto Lisboa perto das 19h e apesar do pouco público presente no início do concerto, fez uma atuação segura que a pouco e pouco foi chamando cada vez mais gente. O newcomer cantou músicas do seu primeiro álbum “Tráfico de Rimas” e mostrou que o Lumiar está muito bem representado através dele. Houve ainda espaço para um accapella. Esperamos ouvir mais rapper que acreditamos ainda tem muito para oferecer.

Já no período da noite, Tom Freakin Soyer atuou por volta das 23h30 no palco Novos Valores. Com uma T-shirt que mostrava em letras gordas a palavra “Almada”, de onde o rapper é oriundo e um grande chapéu de palha que, fora de brincadeiras, lhe fica bastante bem como podem ver através das nossas fotografias, Tom mostrou porque é um dos rappers que dos quais não se pode perder de vista. “M.A.D.”, álbum de estreia, foi a banda sonora principal deste concerto que decorreu na perfeição. Subtil foi o backvoice de luxo e TNT e Silab foram os convidados representando bem a label Mano a Mano. “VNNO” e “No Drama” foram os temas mais celebrados de um concerto cheio de energia e qualidade.

Xtinto fechou o Palco Novos Valores por volta das 00h30. Caso sério no Hip-Hop Nacional e um dos nomes que acreditamos que vai “rebentar” em 2020 teve uma atuação praticamente incólume. Algumas faixas do projeto “Odisseia” e outros temas soltos antes do primeiro álbum do rapper surgir pautaram o concerto. “Sangue Novo” foi um dos momentos altos, tema que contou com a presença de DEZ em palco. Seja em Trap ou Boom Bap, Xtinto tem música com qualidade para apresentar. O mais recente “Pentagrama”, uma autêntica balada, funcionou bastante bem ao vivo e Quentin Miller fechou o concerto com todos o público aos pulos. Uma performance de mão cheia de um dos rappers mais promissores da nova escola.

Aguardamos já a edição da Festa Do Avante! de 2020. Acreditamos que mais uma vez o Hip-Hop fará parte do cartaz pois se há algo revolucionário nos tempos atuais é certamente este estilo de música e de vida de que todos tanto gostamos.

Foto-Galeria para ver aqui.

Leave a Comment