Gota D’Espaço. É este o mais recente trabalho de Tóy Tóy T-Rex, que vai conquistando cada vez mais o seu espaço no panorama musical português. Depois de dar voz ao refrão de um dos temas mais míticos de 2020, “Tempo”, em colaboração com FRANKIEONTHEGUITAR, Bispo e Lon3r Johny, Tóy Tóy T-Rex mostra-se agora neste novo EP.
O teaser, lançado no fim de agosto, veio anteceder a arte que o EP reproduz. Através do trabalho de Diogo Coelho, a obra é apresentada por intermédio de uma animação 3D bem elaborada, finalizando precisamente com os elementos visuais que compõem a capa de “Gota d’ Espaço”. Na imagem, é de destacar a presença de uma gota de água que surge no canto superior esquerdo, aludindo de alguma maneira à contribuição deste EP como uma gota no meio do universo que rodeia o artista.

Ao longo de oito canções, traduzidas em 25 minutos de viagem nesta “nave”, o artista apresenta-se totalmente a solo, sem qualquer colaboração vocal. O papel de Tóy Tóy não se ficou apenas por dar voz às faixas que compõem o EP, mas também em contribuir para a sua produção, nomeadamente em “Ar” e “Gota d’ Espaço”, esta última ao lado de Jay Rewind. As restantes foram produzidas por Beatsbyarum, Sleh, Ashton McCreight e Bando.
Boas vibes, tal como um estado de espírito alegre,predominam nesta “Gota d’Espaço”. Ao longo deste trabalho, T-Rex mostra a sua versatilidade ao abordar vários temas ligados ao seu quotidiano e às suas relações interpessoais.

O EP arranca com “Gota d’ Espaço”, faixa que dá o nome a este trabalho. Este tema mostra a ideia de colocar as coisas em perspetiva e de se orientar num bom mood, quase como um novo início – ou não fosse precisamente este o ponto de partida do disco -, pautado de boas expetativas, deixando para trás tudo o que passou: “Tudo o que vi foi preciso para o turbo/Hoje até que enfim eu vejo a luz no fundo”.
De seguida, T-Rex mostra em “Mau Tempo” um período amoroso menos bom e apresenta-se como provavelmente a faixa mais profunda deste EP, algo que se denota logo no verso inicial: “Esta é diretamente para a soul”.
Segue-se “Duvidava”, que pode considerar-se talvez como o hino que melhor espelha todo o caminho percorrido e os feitos conseguidos por T-Rex, num tema energético. Para esse efeito, contribuíram também os versos escritos pelo próprio: “Bastou uma beca dessa luz que é pa’ aparecer enemies/Criaram enemies, a luz que disseram que não é pra’ mim, f#@&-se” ou “Eu mantenho a manobra/A rezar para que esse mal não dobre/porque eu tou debaixo de luz e luz que é luz cria sempre sombra”.
“Tinoni” é o quarto tema deste trabalho e é o mais curto do EP, tendo apenas 2 minutos e 35 segundos. O título cria desde logo uma certa curiosidade, sendo difícil ficar-se indiferente. O refrão é um dos mais sonantes ao longo deste EP, sobretudo devido ao trocadilho deveras inteligente por parte de Tóy Tóy: “Hoje eu tou no oceano/Só quero viver fixe”, em que a sonoridade da palavra “fixe” assemelha-se a “fish”, que, ligado ao “oceano”, acaba por criar um efeito interessante.
Em “Trampolim”, o artista volta a abordar temas amorosos, mostrando uma certa vontade em arriscar e saltar para uma uma relação que o deixa “hipnotizado pelo olhar da bae”. Nesta faixa, nota-se uma evolução comparativamente a “Mau Tempo”, uma vez que agora T-Rex mostra-se expectante acerca do que poderá vir a ser o futuro: “ver no que o feeling dá/talvez haja queen”.
“Soft” é a canção que se segue, sendo a única que apresenta o título em inglês. Fazendo jus ao nome, este tema, à semelhança das duas músicas anteriores, revela uma atmosfera leve e alegre.
A seguir, chega-se a “Ar”, um dos temas que, relembre-se, foi produzido pelo próprio. Aqui, volta-se de alguma forma ao que sobretudo foi apresentado no tema de abertura, isto é, a necessidade de equilíbrio, mas também de festejar um presente mais alegre.
“Gota d’ Espaço” culmina com “Povo”, um título que antevê a forma como Tóy Tóy decide terminar este trabalho: com um shout out para aqueles que sempre estiveram com ele, desde o povo de Angola (a sua terra natal) aos seus apoiantes portugueses. O próprio artista sente-se abençoado.
Este trabalho conta com a distribuição da Universal Music, com quem Tóy Tóy T-Rex assinou há cerca de um ano. O EP já se encontra nas plataformas digitais, além de que já estão disponíveis os videoclips de “Duvidava” e “Mau Tempo”. Em menos de quinze dias, ambos já ultrapassaram as 100.000 visualizações.
Se este EP foi mais uma gota naquele que tem sido o caminho percorrido e a popularidade ganha por Tóy Tóy, aguarda-se o que virá de “Cor d’ Água”, o seu próximo álbum. O lançamento está previsto para 2021. Por agora, que comece a viagem nesta “Gota d’ Espaço”.