Hip Hop Rádio

Crítica | Bem-vindos à “Chyna Town” (Novo EP de Chyna)

Depois de “Made in Chyna”, primeiro EP de Chyna, lançado em 2017, em “Chyna Town” continuam vincadas algumas referências ao mundo asiático: o próprio nome da obra e a sua capa, mas também “Wasabi”, som que fecha este novo trabalho de Chyna.

Já está disponível “Chyna Town”, a mais recente obra de Chyna. O novo EP é composto por seis faixas: “Intro”, “Chyna Town”, “Depois da Tempestade”, “Fica”, “Amanhã”, “Blindado” e “Wasabi”. Nesta “viagem” à “Chyna Town”, que dura cerca de 20 minutos, o rapper mostra-nos a sua evolução enquanto artista, num trabalho sólido que conta com os nomes de Duque, D’ay, FreddyBoy, Orato e Syd-V na produção e Michael Ferreira aka Mic na mistura e masterização.

Fotografia: Direitos Reservados

A capa do EP espelha exatamente muitos dos temas que são retratados nesta obra: a figura masculina a caminhar sozinha na Chyna Town remete para um caminho pessoal que se percorre, mesmo apesar das adversidades que possam surgir. Em “Chyna Town”, Chyna inspira-se sobretudo na valorização do passado e dos ensinamentos que esse período de tempo trouxe, bem como na ambição e superação pessoal.

Para se “entrar” nesta “Chyna Town” é preciso passar primeiro pela “muralha” intitulada “Intro”, onde Chyna brinda os ouvintes com uma faixa de apresentação. O início deste EP abre logo com uma lírica de quem veio para marcar o seu lugar e sabe do seu valor.

Esta “Chyna Town” começou a ser construída pouco a pouco ao longo deste ano, aliás, já estavam lançados alguns dos temas que integram a obra. “Depois da Tempestade” é um desses sons, que se revelou uma escolha eficaz como primeiro som conhecido deste EP, devido às expetativas que deixou desde então: apesar de já ter saído em maio, pessoalmente não foi preciso muito tempo para entender a qualidade deste som nem para deixá-lo em repeat. Trata-se de uma faixa marcada por uma retrospetiva em que o artista recorda o seu passado, as feridas daí vindas e quem perdeu, mas também um período de calma e de esperança, ou não fosse o título “Depois da Tempestade”, remetendo para tempos menos bons que já lá vai no passado. “Eu só quero sentir o calor de novo lá fora/Quando essa chuva for embora isto melhora” mostra igualmente uma vontade por parte do artista em fazer com que os próximos tempos lhe façam “aquecer” mais a alma. O videoclip deste tema tem a peculiaridade de retratar muito bem a música em si de forma simbólica, surgindo Chyna que, apesar das feridas visíveis no rosto, continua de pé a caminhar.

“Chyna Town”, som que dá o nome à obra, é juntamente com “Depois da Tempestade”, um dos melhores desta obra e que curiosamente ficou ainda mais na cabeça após a primeira escuta, levando a outras tantas de seguida. O nome do single fala por si, sendo que vem acompanhado de um videoclip marcado também ele por fortes elementos da cultura asiática. O instrumental e a lírica complementam-se de uma forma bastante agradável, tornando-o um dos sons mais interessantes e fortes desta obra.

Fotografia: Direitos Reservados

O produto mais diferente deste trabalho intitula-se “Fica”, em que se nota a presença de um sujeito amoroso a quem Chyna se dirige. O desejo do artista é viver a relação sem que, aliás, se perca muito tempo: “Eu podia dizer para irmos com calma/Mas isso era estar a atrasar mais um passo”. O sentimento amoroso evidencia-se ainda mais numa visão do futuro com uma família alargada: “Eu já nos vejo em loops a passear os putos”

Chyna mostra a vontade de mudar e de se superar, sem deixar passar mais tempo em “Amanhã”. O rapper mostra as mudanças que tem feito, mesmo que tenha que ir aprendendo com os erros: “Por isso é que estou a remar como eu sei/Se amanhã falhar eu não perdi, pois tentei”. O artista volta a mostra sua força em “Blindado”: “na vida sou soldado/não me vais ver deitado”. É também outro som de superação pessoal sem nunca deixar de ambicionar e perseguir os seus sonhos: “diziam que um gajo nunca iria entrar nos eixos/agora dão-me aplausos com molas nos queixos”.

“Wasabi” (condimento usado na cozinha oriental) dá o nome ao som que fecha “Chyna Town”. É mais um tema potente, tal como “Chyna Town”, em que Chyna usa toda esta energia na lírica e no beat para fazer uma celebração musical de quem possui agora uma vida melhor. O nome “wasabi” encaixa-se precisamente na mensagem passada de que o rapper está on fire no caminho que está a fazer: “hot na batida tipo wasabi”.

Chyna continua, desta forma, a brindar-nos com sons de qualidade e que reclamam um maior reconhecimento, à semelhança dos seus videoclips visualmente apelativos que mostram também um aspeto interessante neste trabalho. Este é mais um passo de Chyna rumo à sua afirmação musical, com um projeto que veio elevar a fasquia. Resta apenas dizer: Bem-vindos à “Chyna Town”.

“Chyna Town” já se encontra disponível nas plataformas digitais.

Leave a Comment