Atleta olímpica Vanessa Marina e plataforma She Raps levam hip-hop a Braga
O Cindy’s Sisters, o 1º festival de hip-hop feminino em Portugal, está de regresso este sábado, 17 de maio. Na segunda data do ciclo, destaca-se uma oficina de breaking dinamizada pela atleta olímpica Vanessa Marina e um concerto com curadoria da plataforma europeia She Raps, que trará a rapper Máry M a atuar pela primeira vez em Braga.
O dia arranca pelas 11 horas com uma oficina de breaking dirigida pela b-girl e atleta olímpica Vanessa Marina.
Em 2024, Vanessa representou Portugal nos Jogos Olímpicos de Paris, na estreia mundial do breaking como modalidade olímpica, mas a sua ligação e reconhecido como b-girl já se estende por uma longa carreira. Este sábado, dinamiza uma oficina de breaking gratuita e aberta a
qualquer rapariga, jovem e mulher, independente da experiência com esta arte. A atividade acontece na Sala Multiusos do gnration e tem a curadoria do Festival First Steps.

O restante programa fica entregue à curadoria da plataforma europeia She Raps, um projeto criado com o apoio da União Europeia que tem como objetivo a capacitação e profissionalização de mulheres no hip-hop.
Pelas 21h30, a songwriter e rapper lisboeta Máry M estreia-se na cidade dos arcebispos, com um concerto que trará não só o seu primeiro álbum, “Incidência”, mas também temas novos. Mariana Marques estreou-se com o primeiro EP, “Momento Certo”, em 2018, e tem construído
uma carreira que já a levou a palcos como o Festival Lisboa Mistura, MEO Sudoeste, Tokyo Lisboa, Maus Hábitos, entre outros.
Este ano, como uma das vencedoras da primeira edição do She Raps, andará em digressão pela Europa. De notar que, em simultâneo com o percurso musical, Mariana mantém uma carreira académica na sociologia, área que lhe traz um sentido crítico apurado. Na sua arte, tem viajado pelo afrobeat, dancehall e funk, refletindo sempre a sua identidade como mulher queer.
A atuação acontece no atual Quartel da Proteção Civil, anterior Quartel dos Bombeiros Sapadores, na Rua do Ferraz. A entrada é gratuita e as portas abrem às 21 horas.

No mesmo dia, pelas 15 horas, a artista marca presença numa conversa que tem lugar na Associação Parretas Team, na Alameda da Fonte, junto ao Parque Infantil das Parretas. O momento conta com a moderação da jornalista Joana Amaral Cardoso e juntará Máry M e Mariana Duarte Silva, responsável portuguesa da plataforma She Raps. Em discussão estará este projeto de capacitação e as estratégias para que mais mulheres se profissionalizem na arte das rimas e batidas.
