Hip Hop Rádio

Cálculo lança “F*dafunk”: “Vou sempre nadar para onde o meu coração me levar”

Depois de “Sem Folgas” com Mace, Cálculo está de volta com F*dafunk. Estivemos à conversa com o artista que nos falou sobre este single e fez algumas revelações sobre o novo álbum.

Por Daniel Pereira


Cálculo lançou ontem por volta das 12h “F*dafunk”, novo single featuring DJ Kwan. Tudo surgiu numa Jam em estúdio no ano passado: “na altura estava a fazer um remix do tema “machine gun funk”, depois de navegar em samples de bateria e montar o break surgiu a melodia e as primeiras rimas, depois o tema foi se transformando, fui adicionando e removendo rimas e elementos do beat”. Mas o processo não ficou por aqui, “o Ariel tocou a linha de Baixo e o DJ Kwan fechou o som com os cuts.”

À primeira escuta é possível notar uma toada bem funk nesta música, algo que segundo Cálculo faz parte da sua musicalidade: “sempre esteve na gênese da minha sonoridade, mesmo em beats mais “frescos” gosto muito de misturar nuances e elementos oldschool, a música foi uma feliz equação do momento e o resto foi-se construindo.” Apesar de sentirmos estas influências de forma mais acentuada neste novo lançamento, esta é uma sonoridade que esteve sempre presente em todos os trabalhos lançados pelo artista. “Acho que será muito difícil ouvires um álbum de Cálculo sem funk e sem soul, as minhas referências serão sempre as coisas de que gosto e naturalmente desenham-se por si.”

Cálculo sempre fez a música de que gosta e nunca se quis fechar em qualquer gaveta e isso por si só faz já dele um artista ímpar no panorama do Hip-Hop Nacional. “Sempre me senti um bocado outcast e sempre tive muita dificuldade em seguir rótulos, acho que é mais evidente desde o “Caixinha” e do “Complicado” que vou sempre nadar para onde o meu coração me levar.


Sobre o novo álbum, algumas novidades: “poderão ouvir o meu álbum este ano se tudo correr bem, terá dois lados ( A e B ) e um dos lados será mais cósmico e dançável.

Podes ouvir o novo single aqui:

Leave a Comment