Hip Hop Rádio

9 Miller: “Para mim a música é uma coisa que deve ser partilhada, seja de que forma for”

“De Volta” está 9 Miller, desta vez com Agir. O single vai estar presente no seu novo disco, Filho da Guida, sucessor de Limonada, onde também se confirma o tema “Já Não Quero Saber”, com Bigg Favz. Carlos Almeida esteve à conversa com o rapper associado à Real Caviar:

De volta” juntamente com o Agir! Como surge esta participação? Quase como uma celebração da vossa aliança na “Real Caviar”, não é?

9 Miller: O Agir envia-me muitos beats porque temos estado a trabalhar no álbum juntos – com o selo Real Caviar – mas houve um que já tinha refrão dele e que eu percebi que encaixava numa letra que eu já tinha escrito. Experimentámos e funcionou a nível de conceito, de tempo e do que também tinha idealizado para single.

Por falar na “Real Caviar”, também vemos outra colega de label no vídeoclip deste novo tema, a Biya. Sneak peek de uma colaboração entre os dois?

9M: Estamos muitas vezes em estúdio juntos, não só a pensar em colaborações mas a ouvir coisas novas uns dos outros. É natural que possa surgir algo.

Este é o terceiro som que lanças e participas em 2019, e temos visto um 9 Miller mais afastado daquele registo a que toda a gente o associava, do rap mais ligado ao braggadocio, digamos assim. Até abordas isto no “De Volta”. Sentiste necessidade de mostrar a tua versatilidade nesta nova música?

9M: Eu faço essencialmente o que sinto. Tento não me deixar afectar por factores externos, nem pelo que as pessoas vão pensar. Falo e escrevo do que sinto e do que me faz sentido e por isso não estou fechado num caminho só.

Nestes três temas temos visto uma certa coesão. Convidaste o Bigg Favz e o Agir para os refrões de “Já Não Quero Saber” e “De Volta”, respetivamente, e ainda deste o teu verso na “jND” do Lhast. É importante para ti o reforço de outro artista nos refrões?

9M: Para mim a música é uma coisa que deve ser partilhada, seja de que forma for. Faz-me sentido trabalhar com pessoas com as quais me identifico e as coisas acabam por acontecer naturalmente. Há vezes que convido, há vezes que sou convidado e outras surgem apenas, sem ter pensado nisso antes.

Desde 2017 que temos visto lançamentos constantes da tua parte e até, já o disseste em outras entrevistas, que tens um álbum para breve. Que detalhes nos podes avançar desse disco?

9M: Tenho estado a trabalhar muito no álbum, quero lançar quando sentir que está exactamente aquilo que idealizei. Fiquem atentos.              

Leave a Comment